sexta-feira, janeiro 05, 2007

Zumbi do Mato - O alien que veio pro espaço

e o Caetano Veloso... "quero um potinho de anhããããããnha".

2007, 2007...

não... prefiro falar de "velhos" tempos. dar prosseguimento ao TPAA90. ãh?! agora é parte II.

e é com muito carinho que eu falo do Zumbi do Mato.

como se fosse hoje, sim, como se fosse hoje...

posso ver aquela tosca fita K7 demo na minha mão, comprada num porão udigrudi, lá pelos anos 90. chego em casa e boto o troço... putz, mó legal!

coisas já andam fazendo 10 anos, né chefia? nostalgia-sedex: chegando ligeira.

o Zumbi foi uma das melhores coisas que eu ouvi na minha vida. um experimentalismo genial-hilário, que dá de dez a zero em qualquer experimentalismo posudo, música dodecapentelhofônica, esquisitices percursivas de hermetos e pascuais... geniais, sem dúvida, mas quase sempre chatas.

não, não... pra que comparar? paro por aqui.

o que é o gosto, afinal? ó, o gosto? o que é o belo?

o Belo eu sei quem é... o cara que pega a Viviane Araújo.

mas, deixa quieto... estou me desviando do alien que veio pro espaço... do Zumbi!

não estou com saco de fazer micro-biografias, nem consultar os largos anais do underground carioca, mas, no feeling, puxando pela memória macarrônica, o Zumbi do Mato surge num contexto que eu me lembro bem. bandas como Sex Noise, Poindexter, Planet Hemp surgindo, O Rappa idem, Second Come, Pelv's, Piu Piu e Sua Banda...

(e a minha banda, que nunca foi pra frente, podia estar na lista também... fazê o quê?)

havia uma cena interessante, altos e baixos, como sempre. zona oeste/zona norte. lona de Campo Grande, Garage, Circo ainda parecendo circo.

mas Zumbi se destacava pelas letras inspiradas, poesia-peido de odor marcante. no instrumental, o salutar desdém às guitarras e a vibração de teclados retro-progressivos, com cólicas psicodélicas, barulinhos noiados, bateria e baixo em linhas tortas com lordose. e o vocal magnífico, fanhoso, encatarrado. genial!

e o que é o gosto a não ser o que alguns críticos (os eternos artistas frustrados) julgam ser apropriado?

eu digo que Zumbi do Mato foi uma das melhores revelações da música popular brasileira, extravasando as fronteiras do roquenrol.

a posteridade dará o devido valor a versos como "vai chupar cocô pra ver disco voador/hecatombe intestinal/beuzebu é maioral", "eu e meu pão com mortadela olhando o céu azul", "gosto do flamengo porque é vermelho e preto/por isso gosto de ruiva quando pinta o cabelo de preto", "fica molhada que eu quero meter"... lindo!

os clipes que postei são de músicas daquela demo dos anos 90. os caras atravessaram a década, estão na ativa, mas privilegiei esse início aí, essas músicas que agora ganham as imagens. naquele tempo não tinha youtube...

###

Marcadores:

3 Comments:

Blogger Mr. Durden Poulain said...

Zumbi é simplesmente fantástico. Fui assistir um show deles e odiei.

Os caras são muito bons. Puta merda, é ruim e é bom ao mesmo tempo, não sei explicar.

8:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

é isso aí, durden.

acho que vc captou a essência da questão... rs

6:11 AM  
Blogger Carrie, a Estranha said...

Hahaha...Belo é quem pega a Viviane Araújo! Sem dúvida. Pelo menos nesse ponto não há discussão.

Bjs

3:11 PM  

Postar um comentário

<< Home