quarta-feira, novembro 29, 2006

Tributo particular aos anos 90 (parte I)


oK, oK... mE informa a história que os Pixies começaram a existir em 1986, em Boston. O vocalista/guitarrista Charles Thompsom (ou Black Francis) se junta a Joey Santiago (guitarra); depois convidam Kim Deal (baixo), que chama David Lovering(bateria).

O caminho óbvio na terra onde a indústria cultural tem grana de sobra pra bancar a molecada que surge nas garagens: shows no underground local, olho vivo de um produtor (Gary Smith) e a gravação de uma demo ("Purple Tape"). Em 1987 lançam o EP "Come On Pilgrim", pela 4AD Records.

Em 1988, Steve Albini produz o primeiro album: "Surfer Rosa" -- uma porrada simultaneamente raivosa e melódica, liquidificando punk, música latina, hardcore, surf music e riffs de baixo e guitarra que pavimentam a estrada indie que marcaria a década seguinte. Nesse sentido,"Gigantic" e "Where is my mind?" surgem como hipnóticos mantras para a geração das blusas de flanela.(Vale abrir o parêntese pra lembrar da antológica cena final de "Clube da Luta"... Pixies caindo como uma luva ali, não?).

No ano seguinte, "Doolitle",na minha opinião melhor "no conjunto da obra". Contudo, não passa do prolongamento inspiradíssimo de "Surfer Rosa", sem qualquer superioridade estética. Decreto empate. E talvez seu valor maior seja o de ter projetado a banda com hits como "Here Comes Your Man" e ter funcionado como um daqueles discos do final dos 80 que marcaram época(aí também coloco o "Daydreamnation", do S.Youth, e o "Bleach", do Nirvana... entre outros).

Tudo bem... "Oficialmente" os anos 90 começam em 1990. E,pra completar, os Pixies dão uma parada no início dessa década, tocando projetos paralelos, com destaque para The Breeders, da baixista Kim Deal, que considero melhor do que a irregular carreira solo de Black Fancis (depois, Frank Black).

Mas não era o fim ainda. Em meados de 1990 eles soltam o terceiro: "Bossanova". Em 91, o quarto e último: "Trompe le Monde". Não há como negar que são bons discos, com algumas músicas ótimas (como a versão para um som do Jesus & Mary Chain, "Head On"). Mas, "no conjunto", são álbuns que não igualam os dois anteriores, talvez já evidenciando o iminente rompimento, que se dá ironicamente antes mesmo que a década "engrene".

Porém não vejo isso como um defeito. Pelo contrário, vejo aí a qualidade dos Pixies: sintetizar numa carreira rápida (não contando a volta recente) o que viria a marcar a música rock-pop dos 90.

(No caso do rock, muitas vezes é melhor detonar logo uma banda antes de detonar a reputação. Mas isso é outra história...)

Por tudo isso, neste meu tributo aos anos 90, coloco os Pixies como uma daquelas bandas de transição, que já antecipam tendências futuras. O que nos faz concluir que as periodizações são mesmo arbitrárias, subjetivas, e que uma atenção aos momentos de transição, às margens, quase sempre revela o que há de melhor.

Então, vá lá: Pixies inaugura este meu "tributo subjetivo" a uma década que marca minha própria transição... da fedelhice à idade "adulta" (diga-se, sempre atrasada mentalmente uns 10 anos... ;=P).

Três videozinhos bacaninhas, uma letrinha maneirinha e um disco que resume bem o que significou o "fenômeno" Pixies.


Mais info:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixies

http://www.pixiesmusic.com


Download "Live BBC"


Hey (do disco "Doolittle")

Hey
Been trying to meet you
Hey
Must be a devil between us
Or whores in my head
Whores at my door
Whores in my bed
But hey
Where
Have you
Been if you go I will surely die
We're chained

Uh said the man to the lady
Uh said the lady to the man she adored
And the whores like a choir
Go uh all night
And mary ain't you tired of this
Uh
Is
The
Sound
That the mother makes when the baby breaks
We're chained

###

Marcadores:

1 Comments:

Blogger Carrie, a Estranha said...

Como assim? Tributo aos 90? Já?? Rsrsrs...

Surfer Rosa é muito bom. Os outros conheço pouco. Aquele final de Clube da Luta com Pixies é muito bom!

É isso...

4:05 PM  

Postar um comentário

<< Home