sábado, novembro 18, 2006


I.

ato
festa
fato

ato
ação
em festa

infesta
em
festa-ação

ação manifesta

manifestação.


II.

"Todos somos Oaxaca"... de novo.

Uma mani-festa-ação em favor da luta em Oaxaca e contra a repressão oficial.

Sombreros, tequilas, malabares, piquenique-intervenção, guaca mole, música mexicana e Speed Gonzales.

Ai, caramba!


III. (chamada)

"Atenção compas!!!

No dia 21/11, terça-feira às 10h, será realizado um protesto pró-Oaxaca
em frente ao consulado Mexicano na Praia de Botafogo, 242/301,
Botafogo.(quem vem de metrô, descer na estação flamengo ou botafogo,
não tem erro).

Para quem desconhece o assunto, Oaxaca vive dias de convulsão social,
com um ativo movimento social que está sofrendo uma brutal repressão
do governo mexicano (mais informações em
http://www.midiaindependente.org).

Na verdade será uma festa pró-Oaxaca, celebrando a autonomia e a
resistência da APPO(Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca), por isso
levem seus instrumentos musicais, suas fantasias, latas, apitos e tudo
mais que possa contribuir para o fortalecimento da rede internacional
em solidariedade à Oaxaca!!!

O ato está sendo puxado por diversos grupos e ativistas!! A
participação de todos é fundamental!!!


Solidariedade obrera anti-capitalista já!!!!!"


IV. (textos sobre Oaxaca)


1.

DA INICIO EL CONGRESO CONSTITUTIVO DE LA APPO.
Oaxaca, Ciudad de la rebeldía, a 11 de noviembre de 2006.

Desde muy temprana hora, cientos de personas se dieron citas en las afueras del Hotel del Magisterio, jóvenes y ancianos de las barricadas, de las colonias y pueblos de Oaxaca rodeaban el hotel del Magisterio para cuidar que los trabajos del Congreso Constitutivo se desarrollaran con toda tranquilidad, para cuidar a sus delegados que democráticamente electos en barrios, agencias, núcleos ejidales, municipios, sindicatos, colonias, organizaciones, barricadas llevarían sus voces al Congreso.

La PFP se encuentra a pocas cuadras de donde se desarrolla el Congreso, expectante… sin embargo el pueblo de Oaxaca ha demostrado que así como puede ser prudente y pacifista, tambien es valiente, decidido y aguerrido, seguramente lo están pensando dos veces. Pero por si acaso Juan Vásquez integrante de una barricada lleva consigo su resortera de largo alcance.
Gran parte del día se ocupo para el registro de delegados, invitados y prensa. El Congreso dio inicio con la participación de mas de un Millar de delegados efectivos, a través de los cuales se encontraban representados las 7 regiones de nuestros estado, así como todos los sectores sociales; jóvenes, mujeres, campesinos, trabajadores, comerciantes, autoridades municipales, organizaciones, barricadas, colonias, ONG’S de Derechos Humanos.

A traves de un proceso de elección democrática el día de ayer, viernes 10 de noviembre, se procedio a elegir la mesa de debates. El día de Hoy, esta iniciando la Conferencia Magistral a cargo de Carlos Fazio: La ultraderecha en México. Al terminar, se instalaran tres mesas de trabajo:

MESA 1.-ANÁLISIS DEL CONTEXTO INTERNACIONAL, NACIONAL Y ESTATAL.

MESA 2.-CRISIS DE LAS INSTITUCIONES
a) Reforma integral en el Estado Libre y Soberano de Oaxaca.
b) Nuevo gobierno.
c) Nuevo Constituyente.
d) Nueva Constitución.

MESA 3.- LA ASAMBLEA POPULAR DE LOS PUEBLOS DE OAXACA:
a) Perspectivas
b) Declaración de Principios, Estatutos y Propósitos.
c) Programa.
d) Plan de acción a corto, mediano y largo plazo.

A lo largo del día continuaran arribando delegados de todas las regiones. El congreso Constitutivo de la APPO va, se ha instalado en las mismas narices de los policias-violadores y esta constituyendo el germen de la democracia popular.

TODO EL PODER AL PUEBLO

ASAMBLEA POPULAR DE LOS PUEBLOS DE OAXACA

PD. Se reciben saludos al Congreso en el siguiente mail: medios_appo@yahoo.com.mx


2.

"Entenda o que está acontecendo em Oaxaca" (CMI)


"O Estado de Oaxaca, no México, vive dias de insurreição pacífica e organização popular. Em contrapartida, também é o cenário de um estado de violência e repressão política, que já resultou em muitos feridos,mortos,desaparecidos e presos políticos.

O início deste processo data de 22 de maio, durante manifestações de professores que exigiam aumentos salariais, entre elas uma marcha de 70 mil pessoas. Em resposta à reivindicação da categoria, o governador Ulises Ruiz adotou a tática da repressão contra os professores, causando imensa indignação no povo de Oaxaca. Camponeses e indígenas aderiram aos protestos e formaram a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), exigindo a destituição de Ulises.

E não parou por aí, a APPO reivindica que Oaxaca seja gerida pelo próprio povo, através de assembléias populares. A repressão só aumenta a cada dia,tendo assassinado muitas pessoas, entre elas Brad Will, jornalista do Centro de Mídia Independente (CMI). O presidente mexicano Vicente Fox e o governador Ulises Ruiz estão dispostos a acabar com o movimento popular de Oaxaca com mais violência, enviando soldados para o Estado.

Desde a entrada da Polícia Federal mexicana para acabar com o conflito,no último fim de semana de outubro, inúmeras manifestações nas mais variadas cidades do mundo tem acontecido em solidariedade ao povo de Oaxaca.

Aqui no Rio, a manifestação no dia primeiro de novembro foi brutalmente reprimida pela Polícia Militar.

As mobilizações no México e no mundo continuam intensas e uma greve geral foi chamada para o dia 20 de novembro pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional. Aqui estamos, como em outras muitas cidades,prestando nossa solidariedade ao povo mexicano e pressionando o Cônsul Geral do México no Rio de Janeiro para que as demandas da Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca sejam imediatamente atendidas e que a Polícia Federal saia de Oaxaca, assim como os paramilitares pagos pelo governo de Ulises Ruiz.

Para mais informações e notícias do desenrolar dos acontecimentos no México e das manifestações ao redor do mundo, acesse:

*Centro de Mídia Independente - Brasil http://www.midiaindependente.org
*Centro de Mídia Independente - Chiapas (mex)
http://chiapas.indymedia.org
*Centro de Mídia Independente - Oaxaca (mex)
http://mexico.indymedia.org/Oaxaca
*Centro de Medios Libres (mex) http://vientos.info/cml
*Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca
http://www.asambleapopulardeoaxaca.com

Rebeldia, Dignidade e Solidariedade!
Democracia, Justiça e Liberdade!"

V. (provocar é preciso... viver não é preciso)

1.

"PROVO é alguma coisa contra o capitalismo, o comunismo, o fascismo, a burocracia, o militarismo, o profissionalismo, o dogmatismo e o autoritarismo.
[...]
PROVO incita à resistência onde quer que seja possível.
PROVO tem consciência de que no final perderá, mas não pode deixar escapar a ocasião de cumprir ao menos uma qüinquagésima e sincera tentativa de provocar a sociedade.
PROVO considera a anarquia como uma fonte de inspiração para a resistência.
PROVO quer devolver vida à anarquia e ensiná-la aos jovens.
[...]
Posto isso, dizemos: nunca transfiram para outros o seu poder!"

(Manifesto do grupo Provo, de 1965, citado em GUARNACCIA, Matteo. Provos: Amsterdam e o nascimento da contracultura. São Paulo: Conrad, Coleção Baderna, 2001, pp.15-16)

2.

"[Se o sistema econômico do terror, em seu processo de destruição e de autodestruição, já não pode ser detido, continua ainda válido o mote da Teoria Crítica: não se deixar transformar em um imbecil por conta de sua própria impotência. Sob as circunstâncias dadas isso pode apenas significar: rechaçar qualquer responsabilidade pela 'economia de mercado e pela democracia', trabalhar apenas 'o minimamente necessário' e sabotar a empresa capitalista, onde quer que isso seja possível. Mesmo que um número pequeno de pessoas consiga colocar-se a uma nova distância interna do processo de desintegração do capitalismo: é sempre melhor tornar-se um emigrante dentro de seu próprio país que embarcar no discurso plástico da política democrática. Os pensamentos são livres mesmo quando nada mais for livre] - Robert Kurz"

"[Os que falam de revolução e de luta de classes sem se referirem explicitamente à vida quotidiana, sem compreenderem o que há de subversivo no amor e de positivo na recusa dos constrangimentos, esses trazem na boca um cadáver] - Raoul Vaneigem"

[as duas últimas citações respeitosamente "roubadas" de "Um Grito de Recusa-e-Desejo" (http://www.anarchia.blogspot.com/)]

###

Marcadores:

1 Comments:

Blogger Mr. Durden Poulain said...

novo endereço sr...

http://www.pseudocontos.blogspot.com/

8:32 AM  

Postar um comentário

<< Home