segunda-feira, novembro 30, 2009


Anarquistas, graças a...

Amanhã, dia 1º de dezembro de 2009, sai o segundo volume do livro "História do Anarquismo no Brasil", publicado pela Editora Achiamé e organizado por Carlos Augusto Addor e Rafael Deminicis. Este inconstante escriba que vos fala participa do livro com um pequeno artigo, que resume o tema de sua dissertação de mestrado. O evento acontece na Livraria Folha Seca, a partir das 18h30, na Rua do Ouvidor, 37, Centro do Rio de Janeiro -- cidade que testemunhou boa parte da fase áurea do anarquismo no Brasil, no início do século passado.

O livro é resultado de prazerosas e enriquecedoras discussões promovidas pelo Grupo de Estudos do Anarquismo (GEA), o qual coordenei por um tempo. Boa oportunidade para rever grandes amigos e retomar os laços. Desde que terminei o curso na UFF, caindo de cara na “vida séria” (trabalho, contas pra pagar, horários a cumprir...), acabei me afastando de um ambiente que me fazia muito bem (Mas sei que isso não é desculpa!).

Como um velho político safado, venho prometendo um retorno aos amigos, tanto do GEA quanto do Centro de Cultura Social (CCS), onde a prática libertária ganha vida, numa demonstração de que exemplos passados podem ser reaproveitados no contexto presente.

E foi justamente essa atualidade de pensamentos e práticas libertárias que me motivou a investigar a influência anarquista em grupos da imprensa alternativa brasileira, entre as décadas de 1960 e 1980, tema do pequeno artigo que está no livro.

Lançamento do livro “História do Anarquismo no Brasil, vol 2”.
Coordenação: Carlos Augusto Addor e Rafael Deminicis.
Livraria Folha Seca.
Rua do Ouvidor, 37.
Dia 1 de dezembro, a partir das 18h30.
Música com Elisa Addor.