segunda-feira, julho 03, 2006



A.

Viciados em progresso, os Estados-nacionais (em associação com as mega-corporações-quase-Estados) vêm promovendo, há tempos, um dos mais acelerados processos de degradação do planeta.

Nenhuma novidade... (Aliás, o blog aqui é feito de coisas óbvias).

Os mitos da história linear, do evolucionismo social, do nacionalismo e da suposta infalibilidade da razão ergueram justificativas de aço, contra as quais se contrapuseram vozes discordantes, que logo eram isoladas em ilhas de "insanidade", "atraso" e "utopia".

Lembrando Marcuse, um dos aspectos mais perturbadores da sociedade industrial desenvolvida é justamente o "caráter racional da sua irracionalidade".

Se liga só:

"[...] no período contemporâneo, os controles tecnológicos parecem ser a própria personificação da Razão para o bem de todos os grupos e interesses sociais -- a tal ponto que toda contradição parece irracional e toda ação contrária parece impossível". [ver "Ideologia na sociedade industrial". Zahar, 1969, p.30].

E o cara disse isso lá nos anos 60...

Hoje vemos que pouco se faz para frear o apetite cancerígeno do modo de produção capitalista. Os EUA não se incomodam em passar por cima do protocolo de Kyoto; o Japão argumenta que não pode parar de caçar baleias por "questões culturais"; e os cínicos teóricos das benesses da civilização ocidental já recuperam, com novas roupagens, as licenças científicas mais estapafúrdias para fazer valer a superioridade dos valores ocidentais.

E por aí seguem devastações ecológicas, genocídios de Estado, terror e insatisfação.


B.

O espectro do século XIX não deixa de nos rondar...

Não consigo parar de farejar imperialismo, colonialismo e teorias raciais mal disfarçadas por filosofias culturalistas.

Na virada XIX-XX, parecia impossível nadar contra a corrente do progresso defendido pelos entusiastas da modernidade. (Como ainda hoje parece improvável a iconoclastia dos ícones do mercado...).

Os positivistas creditavam-se papéis de sábios iluminados, cavalgando no cangote incontestável da ciência. Com base em leituras capciosas das teorias de Darwin, um bando de ávidos intelectualóides da conservação não tardou em aplicar as idéias de "seleção natural" para o meio social. Assim, haveria aqueles seres humanos mais aptos a liderar a humanidade no caminho que iria das trevas à luz (olha o Iluminismo aí também jogando mais areia nesse caminhão).

Poucos, na época, contestaram o mito do progresso. Os que fizeram foram taxados de atrasados, lunáticos, irrealistas.

Kropotkin foi um dos que se indignaram com a afirmação de que, no mundo natural (e, por extensão, no social) tudo é competição. Ainda que imerso no cientificismo de seu tempo, ele ressaltou que, para a sobrevivência das espécies, valem muito mais os exemplos de solidariedade e cooperação. Esse é o tema central de seu "Ajuda Mútua".

Até Marx e os marxistas prestaram como ninguém homenagens à modernidade ocidental. No Manifesto Comunista, uma idéia constante: o capitalismo iria se reproduzir, dolorosamente, mas seria “progressista” e favorável à ascensão da classe revolucionária. A crença na infalibilidade das “leis da história” e a dificuldade em lidar com as descontinuidades faziam com que o mais famoso texto das esquerdas, pelo menos em alguns trechos, fosse um rasgado elogio à burguesia. Se para o socialismo marxista a fase capitalista era historicamente necessária (o que levou Engels a vibrar com a vitória estadunidense na guerra contra o “atrasado” México), valia a pena encarar como "leis" infalíveis o desenvolvimento industrial e a subjugação da natureza pelo "homem racional".

Sente o drama:

“[A burguesia] demonstrou o que a atividade humana pode realizar. Construiu maravilhas maiores que as pirâmides egípcias, os aquedutos romanos e as catedrais góticas. [...] a burguesia logra integrar na civilização até os povos mais bárbaros. [...] Durante sua dominação, que ainda não completou um século, a burguesia desenvolveu forças produtivas mais maciças e colossais que todas as gerações anteriores. Dominação das forças da natureza, maquinaria, aplicação da química na indústria e na agricultura, navegação a vapor, estradas de ferro, telégrafo elétrico, desbravamento de regiões inteiras [...]”. [“Manifesto do Partido Comunista.”].

C.

Após a Revolução Russa, parece que todos os projetos de sociedade deviam passar por uma centralização desmedida, que quase sempre desembocava numa burocratização do poder e eliminava qualquer participação política mais efetiva do povo.

Tanto o stalinismo totalitário, quanto os fascismos, ou o Welfare State de Roosevelt pós-crise de 29... Tudo levava a crer que as alternativas necessariamente viriam pela institucionalização pelo alto, pelo poder forte, pelo planejamento estatal... Enfim, pela tecnocracia.

Como a base para o bem-estar era medida por índices como crescimento econômico, tecnologia e industrialização, a propaganda tecnocrática girava em torno do "saia do carro, ligue a TV, abra a geladeira e engula qualquer tipo de contestação".

Mas o santo progresso acabou levando todos para mais uma hecatombe (2ª Guerra), além de trazer a sombra incômoda da aniquilação nuclear.

E é no pós-Segunda Guerra que aquelas vozes isoladas começam a se tornar mais espessas. O conforto e a tecnologia não respondiam mais aos anseios dos que queriam mais liberdade, mais prazer, mais humanidade. Ideologias "retrógradas" começaram a fazer mais sentido do que o vazio angustiante de termos que adornavam genocidas em pele de estadistas.

Afinal, tinha-se "liberdade" ou dessublimação repressiva, controlada, manipulada? "Democracia" ou um sistema bem urdido para diluir qualquer participação política mais incisiva? "Igualdade" ou os ditames de um bando de "iluminados" centralizando tudo num partido de burocratas?

Se o apelo a uma forma de existência diferente parecia fazer voltar a roda da história (o que é impossível para quem trabalha com a lógica de que ela é feita de leis e de que anda pra frente), então é justamente o "pré-político" que vem deixar o legado mais marcante para sacudir o pó das velhas ladainhas da esquerda. "Pré-político" porque os sábios de esquerda entendem “política” como um desenvolvimento linear, que vai de uma "consciência sindical" a uma "verdadeira" consciência revolucionária, necessariamente amparada pelo partido, pela ditadura do proletariado, pelo Estado superinflado da eterna "fase de transição" -- onde confortavelmente se acomodaram os ditadores de vermelho.

Aqui, nada como atiçar o velho Bakunin em seu túmulo. Fala, garoto:

"Um partido conduzido por uma vanguarda levará à formação de uma aristocracia governamental que recomeçará a explorar e subjugar os trabalhadores a pretexto de que assim age para a felicidade comum ou para salvar o Estado, um Estado ameaçador, ditatorial e ainda mais absoluto porque seu despotismo se esconderá sob a aparência de um obsequioso respeito à vontade do povo”.

Incapazes de um rompimento mais radical com a lógica iluminista e positivista, os sábios de esquerda não abalam as estruturas do sistema representativo, do Estado, do sufrágio universal, do partido político... reproduzindo/reforçando em seus sistemas essas instituições históricas (que, como tudo que é histórico, têm nascimento, desenvolvimento e podem morrer), quase como leis naturais inabaláveis.

Como bons herdeiros do positivismo, arvoram-se na "verdade" de sua teoria. Alternativas a esse modelo são "anti-científicas", "utópicas", "doenças infantis"...

Como contestá-los se partem de pressupostos tão cimentados? (Aliás, para toda contestação eles mandam logo o rótulo de "ideologias pequeno-burguesas").

D.

Todas essas micro-reflexões de porta de birosca (incompletas, escorregadias, inconstantes...) me vieram à mente depois que vi a ilustração que reproduzo acima, bem característica do que os pensadores da contracultura chamaram de "tecnocracia".

Em linhas gerais, tecnocracia resume uma forma de administração social calcada nos valores mais caros da modernidade: "progresso", "civilização", "ciência", "tecnologia", "Estado"...

No auge da guerra fria, tanto o capitalismo (o mosquito ianque) quanto o "socialismo" (o mosquito de foice e martelo) reproduziam-se tendo como base discursos bem semelhantes – e igualmente sugavam os recursos naturais da mãe terra sem muita cerimônia.

O "inseticida" vinha como alternativa a essas culturas... daí seu apelo contracultural.

Uma alternativa incômoda, crítica, que vinha enchendo o saco desde fins do século XIX, mas que fora, como disse, sufocada pelos ideólogos dos dois Estados mais totalitários da história (subliminarmente totalitários, já que criaram um imaginário social que vomitava palavras-anestésico como "liberdade", "socialismo", "democracia", "igualdade", "bem-estar"...).

Uma alternativa que se reforçou nos movimentos de contracultura dos 50/60/70, na releitura do pensamento oriental, na exigência de uma política cotidiana (democracia direta), na fé em modos menos repressivos de viver (comunidades, amor livre)...

De fato, um legado que foi mastigado, digerido e cagado de maneiras absolutamente distorcidas pela indústria cultural, pelas máquinas-de-fazer-mitos do sistema... mas ainda assim um legado necessário, urgente, que deveria alimentar a contestação atual.

Um legado não morto, não dogmático, não tido como infalível, não elevado ao status de "pensamento de vanguarda", não arrogantemente rotulado de "científico" (como se a ciência fosse garantia de alguma coisa claramente melhor).

Um “legado-parangolé” (fala, Hélio Oiticica!), pra ser reconfigurado, reatualizado, recontextualizado...

Um inseticida que vale como lança-perfume utópico: é preferível ficar alegre-chapado cheirando esses sonhos-sementes (que, por que não?, podem germinar) do que se paralisar-anestesiar com a egoísta cocaína neoliberal do "fim das ideologias" ou com a vodka dogmática das múmias do esquerdismo senil.

###

Marcadores:

58 Comments:

Blogger Linda Blair, possessa said...

João,

Muito boas suas reflexões, como sempre.

Mas discordo de vc com relação à Marx, qdo vc fala q ele enaltece o progresso ocidental e a burguesia. Ele, mas do que ninguém, tinha claro a necessidade de uma superação dialética (o q é completamente diferente de progresso linear). Nesse sentido, concordo em gênero, número e grau qdo ele diz q a burguesia foi capaz de gdes feitos. Só q nesses gdes feitos está o germe da destruição. Mas a visão de uma contra-cultura q simplesmente ataque o progresso me parece tb "involucionista", já q prega um retorno a um estado q é impossível retroceder. Sendo assim, caímos no mesmo reducionismo (eu sei q a contra-cultura é muito mais do q isso, mas estou pegando o lado q vc focou aqui).

Enfim...sei lá.

Em todo caso, certos pensamentos "thoreaunianos" me soam tentadores nesse mundo de racionalidade burocrática - nossa, e eu tô atolada até a raiz dos cabelos na tal da racionalidade burocrática.

Bjs

7:42 PM  
Blogger A. Guerra said...

Você tem um modo de escrever muito espontâneo, que me falta de vez em quando...

Pelo que sei, Marx faz sim, no Manifesto Comunista, um elogio declarado à burguesia. Não sei quanto à visão linear da história, mas ele de fato via o advento do capitalismo como um avançar nas condições da humanidade, que possibilitaria o desenvolvimento das forças produtivas, o que, a longo prazo, faria com que a humanidade pudesse se libertar, embora relativamente, das leis da natureza. Isso tem a ver, inclusive, com a sua visão de liberdade. A liberdade, em Marx, não é a liberdade de se sujeitar às leis da natureza, mas justamente a liberdade de tomar certa independência com relação a estas leis, de poder "jogar com a matéria". Isso não tem nada que ver com um elogio da destruição do planeta que é engendrada pelo Capital. Inclusive, pelo pouco que li, Bakunin sustentava uma visão parecida, quando afirmava que o homem só se emancipa progressivamente no seio da sociedade, e que só o trabalho coletivo é que pode realizar a liberdade.
Sobre o progresso, acho que não se trata de fazer voltar as antigas relações tribais, pré-capitalistas, mas de avançar, de dar um passo a mais...
Fico por aqui. Abraço.

8:25 PM  
Blogger A. Guerra said...

Mas é certo que o marxismo foi muito influenciado pelo positivismo... (E é disso, afinal, que fala o texto.)

Incluindo aquele status "superior" que lhe dava o adjetivo de "socialismo científico". Lembrando que desde os tempos da Internacional, tal arrogância já era duramente criticada por Bakunin. Não sei até onde Marx tem a ver com isso, mas também é verdade que Engels agudizou essa tendência após a morte do companheiro...

8:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

belíííísimos comentários!

comento no post acima!

valeu,

JH

8:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Here are some links that I believe will be interested

10:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Here are some links that I believe will be interested

5:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

10:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

7:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

generic viagra buy viagra online tesco - buy viagra online mastercard

3:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

buy viagra online can buy viagra dubai - cheap viagra overnight shipping

9:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

buy soma buy cheap somas online - soma half life

4:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

cheap generic soma soma san francisco - read legend soma online

6:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

buy soma online soma bras in las vegas - drug info on soma

12:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

order soma some more drug_uses - buy somatropin jintropin

1:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

generic soma capacity of soma san diego - where to buy soma bras

1:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

generic soma soma vs zanaflex - street value for soma 350 mg

6:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

generic soma soma health club costs - soma muscle relaxer and wine

4:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

buy cialis cheap cialis online usa - real cialis online pharmacy

12:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

generic cialis online buy cheap genuine cialis - cheap cialis in nz

3:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hi, zyban no prescription - zyban without prescription http://www.wellbutrinonlinesale.net/#zyban-without-prescription , [url=http://www.wellbutrinonlinesale.net/#zyban-bupropion ]zyban bupropion [/url]

5:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Santa Rosa Sports Medicine order ciprofloxacin - ciprofloxacin online pharmacy http://www.cheapcipromed.net/#ciprofloxacin-online-pharmacy , [url=http://www.cheapcipromed.net/#generic-cipro ]generic cipro [/url]

8:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

Serial Drug Wars Underworld 1.31 cheap propecia online - propecia online no prescription http://www.propeciahowtosave.net/#propecia-online-no-prescription , [url=http://www.propeciahowtosave.net/#buy-finasteride-no-prescription ]buy finasteride no prescription [/url]

9:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

buy tramadol no rx buy tramadol online saturday delivery - tramadol addiction blue light

2:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

tramadol 100 mg buy tramadol in europe - buy tramadol online in europe

8:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

tmd generic cytotec - buy cytotec online http://www.cytoteconlinecheap.net/#generic-cytotec, [url=http://www.cytoteconlinecheap.net/#generic-cytotec]cytotec for sale [/url]

7:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

egy cheap maxalt - maxalt cost http://www.maxaltbestpriceonline.net/#maxalt-online-pharmacy , [url=http://www.maxaltbestpriceonline.net/#discount-maxalt ]maxalt for sale [/url]

9:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

xanax online xanax withdrawal time - xanax white pill dosage

10:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

xrh strattera without prescription - generic atomoxetine http://www.stratteraforsale.net/#generic-atomoxetine , [url=http://www.stratteraforsale.net/#atomoxetine-no-prescription ]atomoxetine no prescription [/url]

7:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hello, clonazepam price - buy klonopin http://www.klonopinsaleonline.com/#buy-klonopin , [url=http://www.klonopinsaleonline.com/#buy-clonazepam-online ]buy clonazepam online [/url]

9:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

xanax for anxiety overdose of xanax - xanax overdose how many

12:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

xanax online no prescription xanax drug test days - cheap xanax no prescription

6:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

buy carisoprodol carisoprodol 350 mg description - soma carisoprodol recreational

1:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

buy tramadol tramadol legal high - tramadol buy online

6:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

buy carisoprodol carisoprodol drug screen - carisoprodol kidneys

12:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

1 buy cymbalta - order cymbalta http://www.cymbaltabuyonline.net/#cymbalta-cost, [url=http://www.cymbaltabuyonline.net/#cymbalta-cost]cymbalta cost[/url]

5:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

buy carisoprodol carisoprodol high - carisoprodol dosage 700

12:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

cialis online cialis online us - cialis online reliable

7:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

cialis online buy cialis online usa - cheap brand cialis online

12:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

xanax online xanax information - buy xanax online no prescription with mastercard

7:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

6, adipex generic - adipex online http://www.costofadipex375.com/#buy-cheap-adipex, [url=http://www.costofadipex375.com/#buy-cheap-adipex]cheap adipex 37.5[/url]

1:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

buy cialis online cialis price online - buy cialis fda

6:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

http://landvoicelearning.com/#51602 tramadol extended release dosage - tramadol ultram online

9:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

http://landvoicelearning.com/#51438 buy real tramadol - tramadol withdrawal neurontin

6:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

clonazepam without prescription teva klonopin 834 - klonopin pill high

1:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

tramadol online no prescription tramadol 100 mg sandoz - tramadol 50 mg addictive

1:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

order klonopin online klonopin dosage seizures - klonopin overdose death

2:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

cheap tramadol tramadol ingredients 50 mg - best place buy tramadol online reviews

7:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

buy klonopin online klonopin dosage 1 mg - klonopin 20 mg

4:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

learn how to buy tramdadol buy cheapest tramadol - tramadol overdose dog

5:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

can you buy tramadol online tramadol withdrawal onset - tramadol dosage women

10:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

carisoprodol 350 mg generic carisoprodol - buy carisoprodol online us

10:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

carisoprodol 350 mg carisoprodol soma vanadom - carisoprodol overdose how much

5:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

carisoprodol 350 mg buy carisoprodol 350mg - carisoprodol 350 mg withdrawal

11:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

ooo! [url=http://www.adderall4sale.net/] Adderall Cost [/url] cheap adderall - buy adderall no prescription http://www.adderall4sale.net/ [url=http://www.essay2write.com/]Essay Writing Help [/url] creative essay writing - expository essay writing http://www.essay2write.com/ [url=http://www.fasthomeworkdelivery.com/]get homework help [/url] help my homework - help with homework http://www.fasthomeworkdelivery.com/ [url=http://www.essay2write.com/]Essay Writing Help [/url] narrative writing essay - university essay writing http://www.essay2write.com/

10:38 AM  
Blogger oakleyses said...

longchamp outlet, christian louboutin, nike air max, cheap oakley sunglasses, nike air max, christian louboutin uk, chanel handbags, replica watches, louis vuitton, ugg boots, nike roshe, louis vuitton outlet, longchamp outlet, nike free run, ray ban sunglasses, prada outlet, louboutin pas cher, sac longchamp pas cher, uggs on sale, louis vuitton outlet, longchamp pas cher, jordan pas cher, ugg boots, nike free, michael kors pas cher, oakley sunglasses, gucci handbags, prada handbags, polo outlet, burberry pas cher, kate spade outlet, louis vuitton outlet, oakley sunglasses, christian louboutin outlet, polo ralph lauren, oakley sunglasses, ray ban sunglasses, replica watches, oakley sunglasses wholesale, jordan shoes, nike outlet, ray ban sunglasses, tiffany and co, polo ralph lauren outlet online, tory burch outlet, longchamp outlet, tiffany jewelry, christian louboutin shoes, air max

5:40 PM  
Blogger oakleyses said...

north face uk, coach purses, kate spade, true religion outlet, michael kors, michael kors outlet online, coach outlet store online, ralph lauren uk, burberry outlet, nike roshe run uk, hogan outlet, new balance, sac vanessa bruno, guess pas cher, true religion outlet, nike air force, oakley pas cher, ray ban pas cher, michael kors outlet, nike air max, michael kors outlet online, hollister pas cher, lululemon canada, michael kors outlet, nike air max uk, sac hermes, abercrombie and fitch uk, nike free uk, michael kors outlet, ray ban uk, uggs outlet, north face, mulberry uk, polo lacoste, uggs outlet, burberry handbags, coach outlet, michael kors outlet online, vans pas cher, hollister uk, timberland pas cher, true religion outlet, nike tn, michael kors outlet online, converse pas cher, true religion jeans, nike blazer pas cher, replica handbags, nike air max uk

5:44 PM  
Blogger oakleyses said...

valentino shoes, celine handbags, ghd hair, herve leger, beats by dre, new balance shoes, nike huaraches, north face outlet, soccer shoes, reebok outlet, hollister, north face outlet, instyler, nike air max, baseball bats, ralph lauren, converse outlet, lululemon, insanity workout, hermes belt, nike air max, babyliss, longchamp uk, gucci, ferragamo shoes, hollister, mont blanc pens, soccer jerseys, lancel, p90x workout, chi flat iron, timberland boots, nfl jerseys, hollister clothing, abercrombie and fitch, bottega veneta, wedding dresses, nike trainers uk, oakley, ray ban, iphone cases, mcm handbags, giuseppe zanotti outlet, louboutin, jimmy choo outlet, nike roshe run, asics running shoes, vans, vans outlet, mac cosmetics

5:49 PM  
Blogger oakleyses said...

louis vuitton, canada goose outlet, pandora jewelry, moncler, louis vuitton, karen millen uk, pandora jewelry, replica watches, marc jacobs, doudoune moncler, swarovski crystal, canada goose, canada goose, moncler uk, links of london, wedding dresses, ugg, canada goose uk, louis vuitton, canada goose, moncler, juicy couture outlet, moncler, ugg,ugg australia,ugg italia, louis vuitton, coach outlet, hollister, moncler, thomas sabo, canada goose outlet, canada goose outlet, pandora charms, louis vuitton, canada goose jackets, juicy couture outlet, toms shoes, pandora uk, moncler outlet, ugg uk, swarovski, montre pas cher, ugg pas cher, ugg,uggs,uggs canada, supra shoes, moncler outlet

5:53 PM  

Postar um comentário

<< Home