terça-feira, junho 20, 2006


A beleza do barulho estava bem localizada ali pelos anos 90.

Já havia uma estrada, é verdade, trilhada há "tempos imemoriais"...

Ela começa com as esquisitices experimentais do Velvet Underground (o suave-rude num só movimento), a gutural distorção dos "proto-punks" (Stooges, MC5...), o ruído lisérgico de Hendrix (sagrado dissonante... [sagrado deus-sonante?]).

Barulho poético, melodias de moto-serra...

O ruído, a distorção, a microfonia aveludada, que ganham nos anos 80 a sua radical aplicação lírica: os escoceses do Jesus & Mary Chain em seu primeiro disco (de 1985... se não me faltam neurônios). Um rock-pop-água-com-açúcar que, de repente, se viu misturado com Baigon. Explode... Conta a lenda que os caras resolveram experimentar uns pedais japoneses e... "Just like honey".

Daí os 90's chegam e trazem sub-espécies como o "noise", o "guitar"... desdobramentos daqueles amplificadores estridentes dos 60's.

Sonic Youth, Yo la Tengo, My Blood Valentine, Pavement...

No Brasil, no Rio, duas bandas despontaram, ali pela primeira metade da década, nos porões do underground: PELVs e Second Come.

Aí vem aquela questão: um bando de caras-cariocas que resolvem cantar em outra língua (em vez de pegar um pandeiro, um berimbau, misturar com hip-hop e partir pra galera). Válido?

Acho que a qualidade justifica: Second Come/PELVs ("apesar da" e -- por que não? -- "justamente pela" produção podreira) soam tão bem ou melhor do que os congêneres gringos.

(Espaço pra todos...).

"Peter Greenaway’s Surf" (bela capa reproduzida aê encima... Virna Lisi [se não estiver enganado] de maiozinho listrado, na beira da praia, com olhar de c'mon baby), de 1993, foi o primeiro disco da PELVs. Gravado em três dias, num porta-estúdio de oito canais... Com tal produção poderia até ser punk, mas saiu uma tosca-trilha-rock-pop-surf-noise-praieira.

Belo fundo musical para melancólicas tardes de litoral (principalmente as baladinhas)... pensando nos olhos de alguém que se olha quando estamos de olhos fechados.

(Lou Reed faz escola...).

Quatro anos depois (1997) eles vêm com "Members to Sunna". Em 2001, "Peninsula", "o disco que você levaria para uma ilha deserta", de acordo com o release da banda. Mais bem produzidos, não menos bonitos.

Second Come teve vida bem mais breve (1990-94)... mas meteórica (leia-se: impactos que se sentem apenas nas profundezas do udigrudi... grãos de areia estrelar diante dos mais vendidos do mainstream).

Lembro que descolei o primeirão, "You!" (vinil, é lógico), num sebo -- acho que no mesmo dia em que fui comprar remédio para espinhas. Aborrecência elétrica.

Lá se vai mais de uma década... (quando ainda existiam guitarras).

No Second, mais do que na PELVs, rolava como nunca aquela dialética peso-suavidade, microfonia-melodia... Ora se tem a impressão de estar ouvindo Pixies, ora Sonic Youth, ora Jesus & Mary Chain...

Mas são os caras mesmo, com a particularidade de serem simulacros-originais.

Um dos poucos prazeres que sinto por viver na era dos computadores: poder ouvir de novo alguma amostra dessas udigrudezas de tempos distantes... para além do mofo das minhas velhas fitas K7.

...

Tá bom... quem foi que falou (ou pensou): "Que cara dinossauro"???

####

Marcadores:

16 Comments:

Blogger A digestora metanóica said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

12:36 PM  
Blogger A digestora metanóica said...

Eu sabia que ia dar nisso...
caramba, JH, só no teu blog mesmo rolar essa santa coexistência (ou não!) de política, quadrinhos e música. falta agora soltar um pouco mais de literatura e presentear os leitores com pérolas feito o seu texto sobre o "limarginal".
Velvet Underground agora, hoje, foi até covardia. É a sensação do momento na minha playlist. Pra completar, post que vem durante minha anciosa espera pelo "Live" do VU com... o Lou Reed!
Véio você? Acho que você viveu várias vidas. Tô morrendo de inveja pelo seu conhecimento de tanto que eu desconheço.
Valeu!
Beijo emocionados (óóóóóó)

12:38 PM  
Blogger Carrie, a Estranha said...

JH,
Seu irritante! Por que vc tem q ter tanto bom gosto assim? E escrever tão bem? Saaaco.

7:27 PM  
Blogger Carrie, a Estranha said...

Tô puta.

7:31 PM  
Blogger A digestora metanóica said...

Só um detalhe: a espera anSiosa pelo "Live" VU com LR é porque eu tô baixando aqui.

8:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

putz-putz-putz!

sim, sim... coexistência!

literatura? por que não?

velvet: isso é bom-di-mais.

várias vidas... de animal peçonhento a gato preto vira-lata.

tudo que sei é que nada sei!

irritante? sim... pessoas de convívio próximo podem confirmar.

bom gosto? sei lá... pelo menos eu gosto! então é bom pra mim... dããã!

escrever bem? que nada... é só um bando de arrotos da mente em forma de letra. BUUURRRP!

tá puta? toma maracujina (rs rs).

então... bri-ga-duuu pelos comentários.

bye...

6:01 AM  
Blogger Carrie, a Estranha said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

6:54 PM  
Blogger Carrie, a Estranha said...

Fico puta qdo vejo pessoas mais talentosas do q eu. E elas são muitas. Mas tenho q me conformar com o fato d'eu não ser o centro do Universo (apesar de eu duvidar disso)...

6:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

qui-qué-isso?! (rs)

então vc tem planos de ser o centro do universo????!!!

tá vendo muito Pink e Cérebro!!!!

falando sério: acho que vc está subestimando seus talentos, minha cara...

abaixo o centro do universo!

a periferia é mais legal!

6:16 AM  
Blogger Carrie, a Estranha said...

Tenho planos de dominar a galáxia!! Rsrsr...Pink e o Cérebro são meus ídolos máximos. Eles são a mesma face da mesma pessoa, não acha? Todo mundo q sonha em dominar o mundo têm momentos em q acorda p/ a patetice de tal propósito e se vê correndo numa esteira q não sai do lugar. Tento conciliar o Pink e o Cérebro, o Dr Jekill e o Mr Hide q existem em mim, pois sei q não sou nada sem os dois e nenhum deve se sobrepor ao outro.

Conhece o "Tabacaria", do Pessoa? "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada.A parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo". Se eu tivesse q dizer "uma frase q me defina" (como nesses programas de entrevistas ridículos), talvez dissesse essa. Essa é a minha contradição constante. Ou minha loucura constante - como preferir.

Querer e tentar ser melhor q um Joyce, um Machado, uma Virgínia Woolf. Porque eu realmente posso. Mas ao mesmo tempo ter a certeza q nunca serei. Porque eu realmente não posso. Mas essa é a minha obsessão. Não importa o resultado e sim o q eu faço no caminho. Como um caminhante no deserto q vê um poço de água e anda em direção a ele, mesmo sabendo q pode ser só mais uma miragem. Vai q é de verdade e eu tô aqui morrendo de sede sem nem tentar?

Caraio! Tá vendo como a minha convivência neste blog está até despertando meu lado "menininha"? Tsc, tsc, tsc...Saaaco! Volta Jorjão, volta! Rsrsrs...

8:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

falô e disse...

o grande dilema universal: Pink e Cérebro habitando a psiquê pós-moderna.

ãhn?!?!??

paro por aqui...

bye.

JH

7:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Here are some links that I believe will be interested

5:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

5:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

1:42 AM  
Blogger oakleyses said...

longchamp outlet, christian louboutin, nike air max, cheap oakley sunglasses, nike air max, christian louboutin uk, chanel handbags, replica watches, louis vuitton, ugg boots, nike roshe, louis vuitton outlet, longchamp outlet, nike free run, ray ban sunglasses, prada outlet, louboutin pas cher, sac longchamp pas cher, uggs on sale, louis vuitton outlet, longchamp pas cher, jordan pas cher, ugg boots, nike free, michael kors pas cher, oakley sunglasses, gucci handbags, prada handbags, polo outlet, burberry pas cher, kate spade outlet, louis vuitton outlet, oakley sunglasses, christian louboutin outlet, polo ralph lauren, oakley sunglasses, ray ban sunglasses, replica watches, oakley sunglasses wholesale, jordan shoes, nike outlet, ray ban sunglasses, tiffany and co, polo ralph lauren outlet online, tory burch outlet, longchamp outlet, tiffany jewelry, christian louboutin shoes, air max

5:38 PM  
Blogger deraz said...

الروضة
شركات مقاولات في الشارقة
كهربائي منازل الشارقة

10:34 AM  

Postar um comentário

<< Home