domingo, julho 29, 2007



então, tá.

evoluídos, racionais, inteligentes.

e há risco de apressarmos o fim das espécies... icluindo-nos.

o mundo é complexo, mas é irresistível apostar no trio poder, putaria e grana.

você já cresce dentro do sistema aprendendo que esse trio é o combustível perfeito para a liberação de serotonina.

e isso atinge todas instâncias: do macro ao micropoder.

o dinheiro é o ícone maior de uma sociedade baseada na propriedade privada -- esse velho roubo que nutre a pança do sistema.

já o poder, ou a sede por ele, sendo o mais evidente. o poder que descamba na competição, na violência, no autoritarismo, na arrogância, no racismo, etceteras mil.

saudável só a putaria saudável, um amor com tesão, pois o sexo que se mistura ao poder só favorece o sexo pelo sexo, a subjugação, o assédio, o estupro, o machismo, o ciúme, a possessividade. ou o sexo que é o da "dessublimação repressiva" da sociedade contemporânea. ou seja: você acha que tem liberdade sexual, mas na verdade sua "liberdade" é castradora, estereotipada e que rende muita grana para a indústria pornô.

amor e sexo livres, em mútua concordância, sejam quantos forem os parceiros -- e respeitemos também os solitários praticantes do "cinco contra um". e sejam quais forem as combinações... mas que prevaleca a heterossexual, senão a espécie vai para o buraco.

nossa suposta "racionalidade" é estúpida ao fazer com que a competição, falsamente "livre", paute nosso modo de viver.

o poder deve ser diluído, a célula máxima de organização deverá ser o mínimo na estrutura de administração social: a comuna.

chega de "socialismo" sem liberdade, de Cubas, Coréias do Norte, URSS, Chinas...

chega de "democracia" fajuta, a "democracia" dos poucos, aquela que mal se difarça de tão cínica e imperialista, como o grupo g-8.

chega de fascismos, nazimos, ditaduras, de esquerda e de direita... chega dessas porras!

igualdade deve ser conjugada com liberdade, com democracia direta, educação livre e igualitária para todos, sistemas de assistência social eficientes, cidades menos reféns dos automóveis e de sua fumaça escrota...

projeto de longo prazo, sem dúvida.

o fundamental seria resgatar a atitude dos sábios orientais, readaptá-la a nosso ambiente. devemos começar a revolução interior, o caminho da auto-disciplina, o sentimento de ligação com o todo, a Terra sendo vista como Gaia, organismo vivo do qual somos um tipo de apêndice. não somos o dono dessa porra!

como começar isso?

cara... aí eu não vou entrar nisso agora.

sem dúvida o momento é escroto pelo seguinte: a maioria tá satisfeita sendo gado, sendo alienado... ou tá muito fodida, ou tá pouco se fodendo, ou tá ganhando dinheiro com essa porra, ou é filho da puta mesmo, ou gosta de ser fascista porque tem orgasmo com isso.

no momento eu caio de cabeça nas zonas autônomas temporárias, me cerco de gente cabeça boa, procuro me envolver em coisas que excedam o espaço do meu umbigo, busco a diversão das coisas boas que podem estar ao meu alcance.

o refluxo não significa silêncio. a propaganda e a ação -- por mínimas que sejam -- devem continuar porque os conceitos estão colonizados pelos significados que favorecem o sistema. o embrutecimento de bilhões está garantido por um sistema de educação propositalmente esculachado. eu finjo que ensino, você finje que aprende!

as únicas coisas bem socializadas são as porradas de cacetete e a miséria.

quem deforma é a estupidificação via satélite, é a manutenção do estágio zé-povo... daí que ouço um amigo camelô, no ponto de ônibus, dizendo a "crássica": "Bão era no tempo da ditadura!".

então faz endurecer e senta nela...

eu tô fora.

####

Marcadores:

sábado, julho 21, 2007


"Escolha viver. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família. Escolha uma televisão enorme. Escolha lavadoras de roupa, carros, CD players e abridores de latas elétricos. Escolha boa saúde, colesterol baixo e plano dentário. Escolha uma hipoteca a juros fixos. Escolha sua primeira casa. Escolha seus amigos. Escolha roupas esporte e malas combinando. Escolha um terno numa variedade de tecidos. Escolha fazer consertos em casa e pensar na vida domingo de manhã. Escolha sentar-se no sofá e ficar vendo game shows chatos na TV e comendo porcaria fast food. Escolha apodrecer no final, beber num lar que envergonha os filhos egoístas que pôs no mundo para substituí-lo. Escolha o seu futuro. Escolha viver...

Mas por que eu iria querer uma coisa dessas?"

("Trainspotting", 1996)

###

Marcadores:

segunda-feira, julho 02, 2007



Seção "Auto-Jabá":

À meia dúzia de leitores/as deste blog infame:


Convido a todos/as para uma palestra de um falcatrua no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ).

Será um breve resumo de uma pesquisa que gira em torno de três eixos: a imprensa alternativa, a contracultura e o anarquismo.

A destacar, entre outros pontos: o trabalho com as fontes do AGCRJ (que conta com uma coleção muito rica de jornais alternativos); a experiência da imprensa underground no período de ditadura no Brasil; os diálogos entre a contracultura e o anarquismo, etc, etc, etc.

Conto com a presença de quem estiver afim de uma troca de idéias saudável, livre e construtiva.

Abaixo seguem os detalhes.

Um grande abraço,

JH

PS: só erraram a data do título no convite virtual acima. a pesquisa trata do período de 1969 a 1992.

***
"Quartas no Arquivo"
Dia 4/7, às 15h
Palestra: "Do underground brotam flores do mal: anarquismo e contracultura na imprensa alternativa brasileira (1969-1992)"
Arquivo Geral da Cidade do RJ
Amoroso Lima, 15
Cidade Nova
(21) 2273 3141/4582
arquivog@pcrj. rj.gov.br

Marcadores: